"Vamos Falar de Toiros"

sexta-feira, 18 de abril de 2014



Nos meses de Março e Abril a Casa do Povo de São Brás teve a boa iniciativa de promover colóquios taurinos, intitulados de "Vamos Falar de Toiros". Em diferentes dias houve pastores, capinhas, forcados, ganaderos e cavaleiros convidados e um público participativo, que tornaram estes eventos bons momentos de convívio e aprendizagem.

No dia 21 de Março o tema foi o Toiro e o Capinha, e participaram neste evento o Capinha Joaquim "Burra Branca", o Capinha "Ananias" e o Capinha "Magalhães" e o moderador foi o presidente da junta de freguesia de São Brás Sr. Nuno Meneses. Os três oradores deram o seu testemunho e contaram peripécias das suas vidas enquanto ligados à tauromáquica terceirense. O Capinha Joaquim "Burra Branca" desde de muito novo que está ligado à ganadaria Casa Agrícola José Albino Fernandes fazendo parte da família.

No dia 11 de Abril o tema foi o Toiro e o Ganadero, foram convidados, a Sra. Fátima Albino e o Sr. António Ferreira em representação da Casa Agrícola José Albino Fernandes e o moderador  foi o padre da freguesia de São Brás. A Sra. Fátima Albino recordou o início da ganadaria, falando dos antepassados até à actualidade e das preocupações e adversidades que os ganaderos hoje atravessam e o Sr. António Ferreira respondeu a muitas das perguntas que o público de forma entusiasta foi colocando prolongado o serão.
Segue-se os vídeos destes dois dias de "Falar de Toiros".




0 comentários:

Enviar um comentário