Pages

domingo, 29 de junho de 2025

Imagens da Tourada à corda nas Bicas de Cabo Verde

 


No dia 28 de junho de 2025 pelas 16 horas realizou-se a tourada à corda nas Bicas de Cabo Verde, freguesia de São Pedro, com toiros da Casa Agrícola José Albino Fernandes.

Os toiros sairam ao arraial pela seguinte ordem: primeiro o n.º 111, seguindo-se o n.º 164, depois do intervalo foi o n.º 120 e por fim o toiro n.º 230.

Segue-se um pequeno registo desta tourada da autoria de Sónia Ferreira

Imagens do Toiro n.º 117 na Fonte da Ribeirinha

 


No dia 27 de junho de 2025 pelas 18 horas realizou-se uma tourada à corda na Fonte da Ribeirinha, com toiros de quatro ganadarias diferentes, organizada por emigrantes. Sendo chamada de Tourada do Emigrante. Neste dia o toiro escolhido da ganadaria Casa Agrícola José Albino Fernandes foi o n.º 117 que saiu ao arraial em terceiro lugar.

Segue-se um resumo deste toiro da autoria de Sónia Ferreira 

sábado, 28 de junho de 2025

Os Toiros para as Bicas de Cabo Verde

 


No dia 26 de junho pelas 16 horas realiza-se na freguesia de São Pedro, nas Bicas de Cabo Verde, uma tourada à corda com toiros da Casa Agrícola José Albino Fernandes.
Os toiros escolhidos para abrilhantar este evento são: o nº 111 , o nº 120, o nº 164 e o nº 230.

Desejamos a todos uma boa tourada à corda!

Toirio n.º 111


Toiro n.º 120

Toiro n.º 164


Toiro n.º 230




quinta-feira, 26 de junho de 2025

O Toiro para a Fonte da Ribeirinha

 


No dia 27 de junho de 2025 pelas 18 horas irá realizar-se uma tourada à corda na Fonte da Ribeirinha, com toiros de quatro ganadarias açorianas. Uma corrida organizada por emigrantes da América e do Canadá. Em que a Casa Agrícola José Albino Fernandes irá estar presente com o famoso toiro n.º 117.

Desejamos que seja uma Boa Tourada à Corda!

Imagens do Toiro na Ladeira Grande - Sanjoaninas

 



No dia 25 de junho de 2025 pelas 18 horas realizou-se uma tourada à corda na Ladeira Grande, freguesia da Ribeirinha, integrada nas Sanjoaninhas, com toiros de três ganadarias locais.

A Casa Agrícola José Albino Fernandes apresentou-se neste festejo com o toiro n.º 168. Segue-se um resumo deste toiro da autoria de Sónia Ferreira.

quarta-feira, 25 de junho de 2025

O Toiro para Ladeira Grande - Sanjoaninas

 


No dia 25 de junho de 2025 pelas 18 horas realiza-se uma tourada à corda com três ganadarias distintas, integrada nas sanjoaninas, que será na freguesia da Ribeirinha, mais propriamente na Ladeira Grande.

A Casa Agrícola José Albino Fernandes irá estar presente com o Toiro n.º 168

Desejamos a todos uma boa tourada à corda!

Toiro n.º 168



terça-feira, 24 de junho de 2025

Crónicas da Feira de São João 2025

 




21 de Junho do ano 2025

Crónica da corrida por Miguel Ortega:

"[...] Joaquim Brito Paes vence e convence na Monumental de Angra
A Ilha Terceira ecoa o passo dos bravos e a alma do toiro dança com a das suas gentes… Angra do Heroísmo, a nobre sentinela do Atlântico, é o coração pulsante da tauromaquia por estes dias de Junho! As suas Sanjoaninas atraem milharem de aficionados que vivem, convivem e desfrutam de umas festas únicas em que o público abre o peito sem medo á emoção. A Festa dos toiros aqui é mais que tradição, é a identidade deste povo!
Hoje dia 21 de Junho dia do ano 25 a sua monumental praça de toiros registou uma enchente e quem lá foi deu a tarde por ganha! [...]"

"[...] Em segundo lugar saiu outra estampa de toiro bravo, dava pelo nome de Corcita e foi de vacas… bravo onde os haja! Levava a fogo o ferro de José Albino Fernandes. Galopou, arrancou ao cite do cavaleiro com nobreza e raça. Teve durabilidade, casta e foi um sem fim de emoção para quem gosta deste animal único, que é o toiro bravo.
O terceiro também de José Albino Fernandes era um taco, teve raça, foi pronto, um toiro encastado e com teclas que tocar. Bom toiro!
Em quarto saiu possivelmente o menos bonito dos seis, mais despegado do chão e com menos entrega que os restantes irmãos. A sua saída foi mais fria mas veio a mais e proporcionou uma boa lide ao cavaleiro que o enfrentou.
No quarto da tarde houve uma lide de saber por parte do João, lidou e “sovou” o toiro de forma inteligente… desenganando e metendo um toiro que não se mostrava claro de início. Cravou com desenvoltura os compridos, escolhendo os terrenos correctos. Nos curtos a lide veio a mais, houve grandes ferros, o quarto por exemplo foi excelente, remates toureios e um palmo para finalizar esta sua actuação.
Joaquim Brito Paes, triunfou forte esta tarde na primeira das Sanjoaninas. Foi um gosto ver este cavaleiro. O Joaquim entrou com a serenidade de quem nasceu e sabe de cavalos e toiros. O oponente negro, rasgava o ar com força. Bravo, vibrante, encastado de cara ou cruz! Mas do outro lado vinha a resposta: uma lide feita coragem, arte e compasso. Bem nos compridos e nos remates toureiros que imprimiu desde o início. Seguiram-se as sortes com alma, a música acompanhando cada passo e o público rendido a uma grande lide. Não foi apenas uma grande actuação do Joaquim foi um tributo à escola clássica portuguesa, onde a bravura anda de mãos dadas com a elegância, e o risco foi assumido com sorriso sereno. Na última sorte, o Joaquim ergueu a mão, olhou o toiro nos olhos e entregou a alma para rematar uma das suas grandes actuações ainda da sua “jovem carreira”. [...] "



Crónica do Blogue Rabo Torto, pelo Bruno Bettencourt:

"[...] A tarde foi de juventude e de estreias. Joaquim Brito Paes apresentou-se no redondel angrense com uma lide de muita classe e entrega. Pela frente teve um exemplar JAF (nº254, 490kg) daqueles que fazem aficionados: bonito, de encher o olho, e bravo. Bravo de uma ponta à outra. Investidas a galope com nobreza e durabilidade. Após os compridos, Brito Paes desenhou uma lide a dar vantagens ao toiro e a cravar com o desplante das batidas ao pitón contrário. Dobrou-se nos remates para gaudio dos espectadores. Em praça esteve o verdadeiro equilíbrio entre o espírito combativo deste toiro de nome “Corcito” e a serenidade da arte deste Cavaleiro de dinastia. Uma lide triunfal a coroar esta sua estreia.  

Tristão Ribeiro Telles, outra das estreias da tarde, esteve algo irregular diante dos seus oponentes. O seu primeiro (JAF, nº269, 449kg) saiu com gás e, apesar de se ter revelado codicioso durante a contenda, foi-se parando. Tristão mostrou pormenores de toureio e, acima de tudo, vontade em romper, no entanto, não conseguiu uma lide com ligação e ritmo. 

O JAF (nº277, 484kg) investia sem prolongar a intensidade após as cravagens. Foi melhorando o comportamento com o decorrer da lide, proporcionando bom jogo. O Cavaleiro do Posto Santo mostrou saber e entrega. Correcto na escolha de terrenos, entendeu o oponente e recriou-se nas cravagens, destacando-se o quarto ferro curto que ecoou nos sectores da praça. Encerrou esta sua participação com um ferro de palmo.[...]" 



22 de Junho de 2025


Crónica da corrida por Miguel Ortega:


 [...] Esta tarde de 22 de Junho ainda tinha mais um acontecimento… Um concurso de ganadarias… em que três ganadarias da Ilha Terceira, Rego Botelho, José Albino Fernandes e João Gaspar… resultado de tudo isto um cartel de “Não há Bilhetes ” colocado 24 horas antes! 
Em segundo lugar saiu um toiro de José Albino Fernandes, um taco… castanho de capa. Teve a genialidade dos bravos mas a força não o acompanhou!
Em quinto lugar um Albino Fernandes que tinha gatos dentro da barriga… toiro impulsivo… com muitas teclas que tocar. Interessante de comportamento! [...]


Crónica do Blogue Rabo Torto, pelo Bruno Bettencourt:

Concurso de Ganadarias com exemplares de Rego Botelho (RB), Casa Agrícola José Albino Fernandes (JAF) e João Gaspar (JG), João Moura Jr a lidar em solitário, mudança de Cabo no Grupo de Forcados Amadores da Tertúlia Tauromáquica Terceirense (GFATTT). Tudo parecia encaixar-se para uma tarde memorável. Uma tarde daquelas que serão recordadas e relatadas por muitos anos. E assim foi!!
O segundo era de JAF (nº255, 436kg). Era bonito e saiu com muita pata. Cedo mostrou cansaço e falta de força. Apesar dos bons modos que foi mantendo, foi-se reservando. João dobrou-se bem com ele na saída e aguentou o ímpeto do toiro, ao milímetro. Lidou a dar primazia ao oponente e a cuidá-lo. Manteve a tónica: bregas e cravagens de levantar praça!
O quinto (JAF, nº235, 439kg) saiu com gás! Foi esperado à porta dos curros pelo cavaleiro que o dominou até aos limites do impensável. O toiro foi-se mostrando desigual, mas encontrou rumo e veio a mais. Lide poderosa a tocar as teclas do toiro numa harmonia triunfal. Duas “mourinhas” a encerrar que provocaram nova explosão de emoção e alegria!

Música em Homenagem a José Albino Fernandes

 


Após uma grande noite de folia,
Partilha-se esta música da ganadaria,
Para celebrar José Albino e o nosso rico São João.


sábado, 21 de junho de 2025

Os Toiros para a Tourada à corda na Serra de Santiago

 


No dia 21 de junho de 2025 pelas 18h30 irá realizar-se uma tourada à corda na Serra de Santiago,  pertencente à Vila das Lajes, com toiros da Casa Agrícola José Albino Fernandes. 

Os toiros escolhidos são: o toiro n.º 127, o toiro n.º 130, o toiro n.º 188 e o toiro n.º 249.

Desejamos a todos uma Boa Tourada à Corda! 

Toiro n.º 127

Toiro n.º 130

Toiro n.º 188

Toiro n.º 249








Imagens da Tourada na Serra da Ribeirinha

 





No passado dia 19 de junho, pelas 18h30 realizou-se uma tourada à corda na Serra da Ribeirinha com toiros da Casa Agrícola José Albino Fernandes.

Os toiros da ganadaria sairam ao arrail pela seguinte ordem: primeiro foi o toiro n.º 89, depois o toiro n.º 237, seguindo o toiro n.º 212 e por fim o toiro puro n.º 279

As imagens que se seguem são da autoria de Sónia Ferreira e as fotografias de André Fagundes.


quarta-feira, 18 de junho de 2025

O Toiro para o Terreiro do Porto Judeu

 


No dia 19 de junho de 2025 pelas 18h30 irá realizar-se uma tourada à corda com toiros de quatro ganadarias diferentes no Terreiro do Porto Judeu. A Casa Agrícola José Albino Fernandes irá estar presente neste espetáculo com o toiro n.º 251.

Desejamos a todos uma Boa Tourada à Corda!

Toiro  n.º 251





Os Toiros para Serra da Ribeirinha

 


No dia 19 de junho de 2025 pelas 18h30 realiza-se uma tourada à corda na Serra da Ribeirinha, com toiros da Casa Agrícola José Albino Fernandes. Os toiros escolhidos a capricho são: o toiro n.º 89, o n .º 212, o  n.º 237 e o puro n.º 291.

Desejamos que seja uma Boa Tourada à Corda!

Toiro n.º 89


Toiro n.º 212


Toiro n.º 237


Toiro n.º 291

Imagens dos Toiros no 2ª Bodo de São Luís

 





No dia 17 de junho de 2025 pelas 18h30 realizou-se a tourada à corda do 2º Bodo de São Luís.

Os Toiros da ganadaria José Abino Fernandes fizeram a segunda parte e estes foram o toiro n.º 106 e o toiro n.º 120.

Segue-se um resumo deste dois toiros da autoria de Sónia Ferreira


terça-feira, 17 de junho de 2025

2ª Dia de Ferra CAJAF

 






No dia 14 de junho de 2025 realizou-se a 2ª ferra da ganadaria, foram ferrados 25 animais entre machos e fêmeas. 

Como todos os anos, a ferra é um trabalho de campo indispensável numa ganadaria brava, por salvaguardar o efetivo de roubos, para a sua fácil identificação no campo e os toiros são conhecidos e contratados na tourada à corda pelo seu número de costado.

Neste dia contou-se com colaboradores, aficionados e simpatizantes que tornaram este dia de trabalho em bons momentos de convívio.
Ficam aqui registados algumas imagens deste dia de ferra da autoria de Sónia Ferreira. E fotografias de André Fagundes.

O nosso muito obrigada!

Os Toiros para 2ª Bodo de São Luís

 




No dia 17 de junho de 2025 pelas 18h30 realiza-se uma tourada à corda em São Luís, freguesia de São Bento, pela festas do 2º Bodo, com toiros de duas ganadarias distintas.

Os Toiros escolhidos da Casa Agrícola José Albino Fernandes são: o nº 106 e o n.º 120.

Desejamos que seja uma Boa Tourada à Corda!



Toiro n.º 106


Toiro n.º 120



sexta-feira, 13 de junho de 2025

Imagens da Tourada no Terreiro de São Mateus

 


No passado dia 11 dde junho de 2025, pelas 18h30 relalizou-se uma tourada À corda no Terreiro de São Mateus, com toiros da Casa Agrícola José Albino Fernandes.
Os Toiros sairam ao arraial pela seguinte ordem: toiro n.º 177, toiro n.º 241, toiro n.º 143 e por fim o toiro puro n.º 275.
Segue-se um resumo desta tourada à corda da autoria de Sónia Ferreira e as fotografias são de André Fagundes.