A ganadaria que deu mais touradas à corda em 2013

domingo, 3 de novembro de 2013



Este ano de 2013 a Casa Agrícola José Albino Fernandes, segundo a publicação do Jornal Diário Insular do dia 31 de Outubro, deu 59 touradas à corda, sendo por isso a que mais touradas deu este ano.

Texto do Diário Insular
"A Terceira foi palco este ano, entre 01 de maio e 15 de outubro, de 231 touradas à corda, menos 10 do que em igual período de 2012.
De acordo com dados recolhidos pelo aficionado e investigador José Henrique Pimpão junto das Câmaras Municipais da Terceira e que o DI irá divulgar em breve na totalidade, no concelho de Angra do Heroísmo foram realizadas 140 touradas à corda, enquanto no da Praia da Vitória ocorreram 91 espetáculos. Em ambos os concelhos, houve este ano menos cinco touradas do que no mesmo período do ano passado.
No concelho de Angra do Heroísmo, a Ribeirinha foi a freguesia que realizou mais touradas - 16, no total, seguindo-se São Mateus e a Conceição, com 13, e a Feteira e o Porto Judeu, com 11. No último lugar da tabela estão as Cinco e as Doze Ribeiras, com três touradas, cada uma, e ainda a Sé, com duas.
Quanto ao concelho da Praia, a freguesia de Santa Cruz foi, à semelhança do que tem vindo a acontecer nos últimos anos, foi a que trouxe mais toiros à rua. Tal como em 2012, Santa Cruz acolheu este ano 28 touradas à corda, seguindo-se, em segundo e terceiro lugar, a vila das Lajes e as Fontinhas, com 14 e oito espetáculos, respetivamente. Em último lugar estão as Quatro Ribeiras, com apenas três touradas.
No que diz respeito às ganadarias, a Casa Agrícola de José Albino Fernandes aparece em primeiro lugar, com 59 corridas à corda. Na segunda posição está Humberto Filipe, com 57 touradas, e na terceira Ezequiel Rodrigues, com 36.
Por outro lado, agosto foi o mês que contou com o maior número de touradas à corda, tendo-se realizado, naquele mês, 59 eventos taurinos. Julho surge em segundo, com 48, e setembro em terceiro, com 42. Seguem-se maio, com 37, outubro (até dia 15), com 23, e junho, com 22.
Das 231 touradas realizadas este ano, 110 foram tradicionais (64 no concelho de Angra e 46 no da Praia) e 121 não tradicionais (76 no concelho de Angra e 45 no da Praia).
Nos últimos 18 anos, o ano de 2008 foi o que contou com o maior número de touradas à corda, tendo-se realizado 268 eventos. Ocupam as posições seguintes 2005 e 2006, com 261 e 262 touradas, respetivamente.
Bons espetáculosPara José Henrique Pimpão, houve, nesta época, "alguns espetáculos muito bons, com toiros de qualidade na bravura e apresentação", assim como "grandes assistências, notando-se até a presença de muitos dos nossos irmãos da diáspora, de turistas continentais e de vários outros países"."

0 comentários:

Publicar um comentário