A Importância do Toiro Bravo na Natureza

sexta-feira, 22 de novembro de 2019



Estando muito em foco a temática da preservação ambiental e do impacto que os bovinos tem na natureza e nas alterações climatéricas, deixo-vos um vídeo que foi feito por Sónia Ferreira e apresentado pelo ganadero António Ferreira em Vila Franca de Xira, aquando de um colóquio sobre a Importância do Toiro Bravo na Natureza, em julho de 2018. 
Fotografia de André Fagundes.

Também ficam aqui algumas passagens da apresentação do ganadero no colóquio.

"O gado bravo no seu habitat, pois trata-se de terrenos, o mais diversos que podemos imaginar, mantêm toda uma envolvência e exerce papel importante para a manutenção do equilíbrio da natureza, que muitas vezes são desconhecidos das pessoas. Podemos afirmar que a relação que o toiro tem com a natureza é indispensável  à manutenção da existência da cobertura vegetal e diversidade genética da flora e fauna local.
Segundo o professor da universidade dos Açores, prof. Eduardo Dias, “ao longo dos vários séculos de criação de gado bravo, estes animais foram moldando a paisagem à sua volta. A criação foi feita de uma forma que não é intensiva e o pisoteio dos animais foi estimulando os nutrientes na terra e conduzindo a um aumento da biodiversidade". Para o docente da academia açoriana, a Terceira é um exemplo no arquipélago da conciliação entre o desenvolvimento de uma atividade num terreno tão sensível e a proteção da biodiversidade.”
É também importante salientar que na Ilha Terceira o toiro é um elemento Aglutinador de todas as classes sociais e de diferentes sectores económicos, contribuindo com cerca de 10% do PIB da ilha Terceira.
Preservar este animal nesta Ilha é garantir a proteção de um determinado ecossistema ambiental onde ele está integrado.
Citando o historiador Francisco Maduro Dias: “Ver um grupo de toiros, ao longe, na paisagem, sobretudo naquelas montanhas mais escalavradas que temos no interior da Terceira é sempre uma imagem de que gostamos, que nos consola, que nos faz sentir identificados, localizados e estabilizados. Existe um espaço, existe vida e um conjunto de atitudes, uma cultura, onde tudo se complementa.” 



0 comentários:

Publicar um comentário